CASARIO: UM RESTAURANTE, DOIS CHEFES

Diz o ditado popular que “o bom filho à casa torna” e é desta que o chefe Miguel Castro e Silva volta a assumir um restaurante da cidade que o viu nascer. Mas não está sozinho nesta tarefa: a cozinha do Casario é assumidamente feita a quatro mãos, lado a lado com o chefe José Guedes. Uma parceria que resulta do trabalho conjunto dos dois profissionais ao longo dos últimos seis anos no restaurante De Castro Gaia, do Espaço Porto Cruz. Unem-se assim duas formas de interpretar o melhor da gastronomia portuguesa e dois percursos distintos, mas que partilham o respeito comum pela sazonalidade, riqueza e autenticidade dos produtos nacionais.

Miguel Castro e Silva e José Miguel Guedes propõem uma viagem que resulta da sua experiência individual e da partilha de ideias. A carta que assinam é dinâmica e respeita os produtos e a sua sazonalidade.

O restaurante Casario – cujo nome é inspirado precisamente no cenário histórico que rodeia a Gran Cruz House – serve assim uma cozinha dinâmica, de fine dining confortável, que pretende proporcionar verdadeiras viagens gastronómicas e vínicas. Embora existam opções à la carte, o enfoque principal vai para os menus de degustação harmonizados com uma seleção exclusiva do universo de vinhos Dalva, Porto Cruz e Quinta de Ventozelo. Na garrafeira do Casario estão disponíveis cerca de 60 referências, desde vinhos do Douro a Vinhos do Porto, passando também por moscatel, espumante e gin.

Além da sala interior, as refeições podem também ser servidas na esplanada exterior, com vista para o rio Douro. E embora seja aqui que são servidos os pequenos-almoços dos hóspedes da Gran Cruz House, o restaurante é aberto ao público em geral. Pratos como ‘Porco com Migas de Paio e Couve Lombarda’, ‘Bacalhau como à Gomes de Sá’ ou ‘Mil folhas de amêndoa com creme de Queijo Serra e Sorvete de Frutos Vermelhos’ são exemplos do possível festim.

Morada Praça da Ribeira – Viela do Buraco 19, Porto · Portugal
Telefone +351 227 662 270
Horário Jantar: 17h00 às 23h00
Aberto de terça a sábado

  • Puré de batata trufado com gema, espargo e queijo dos Açores / Lollipop de lula e camarão / Carpaccio de novilho
  • Polvo com batata doce e agrião
  • Arroz de peixe com lagostim e açafrão / Robalo com laranja e funcho
  • Barriga de porco Bísaro, couve / Novilho, legumes assados e molho de vinho / Bacalhau à Gomes de Sá
  • Vitela barrosã com ensopado de grão e tropetes
  • Pudim Abade de Priscos / Mil folhas de maça assada com creme mascarpone / Mousse de chocolate